Ballet Arabasque

A Associação Cultural e Recreativa do Seixo, é uma associação que promove a cultura e o desporto na nossa aldeia, reunindo desta forma as pessoas da comunidade para realizar atividades coletivas. Assim, faz todo o sentido abrir uma nova seção ligada ao Ballet. Desde o ano de 2023 o Ballet Arabesque ACR Seixo juntou-se à associação.

O Ballet é das atividades mais completas, tanto a nível cultural, físico e mental. É um estilo de dança que representa uma história através de movimentos graciosos muitas vezes executados em pontas dos pés, com técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. O ballet clássico é a base para se executar qualquer tipo de dança, pelo rigor e exigência que o compõe.

Apesar dos diversos tipos de correntes existentes no ballet clássico, o Ballet Arabesque segue os ensinamentos do Imperial Classical Ballet, que é uma corrente conhecida internacionalmente pela sua excelência e qualidade. Grandes companhias de ballet contratam bailarinos que tenham este ensinamento como base. É dividido por graus, acompanham alunos a partir dos 3 anos, sendo que estes avançarão por graus depois de realizada uma avaliação no final do ano letivo, sendo atribuído um diploma da ACR para os aprovados. Os graus são denominados de Pré-Primário, Primário, Grau I, Grau II, Grau III, Grau IV, Grau V, Grau VI, Intermédio Foundation, Intermédio, Avançado 1 e Avançado 2. Também oferecemos as modalidades de Ballet Adultos Iniciação, Ballet Adultos Continuação e Expressão Corporal.

Para além da avaliação no final de cada grau, é realizado o grande espetáculo anual, que se concretiza para as comemorações do Dia Internacional da Dança, no Salão Paroquial do Seixo. Pequenas apresentações são realizadas sempre que a ACR Seixo, Junta de Freguesia ou outra entidade local o solicitarem, como por exemplo, o Halloween na Casa Gandaresa, Natal N’Aldeia ou outros eventos da própria associação.

O ballet não vê idade, género ou posição social, o ballet é para todos e todas que tenham paixão pelo movimento e que tenham vontade de se exprimir através da dança. Caso seja uma criança, um adulto, homem ou mulher o ballet receber te-á de braços abertos. O ballet não é elitista, não está relacionado com peso ou corpos perfeitos, mas sim com graciosidade, paixão e principalmente encontrares o teu lugar na arte. O ballet é uma língua universal que nos conecta a todos e não discrimina ninguém. Então, estás pronto a dar esse passo?

BENEFÍCIOS DE PRATICAR BALLET

∙ Responsabilidade e Disciplina;
∙ Aumenta a Capacidade de Memória;
∙ Aumenta a Concentração;
∙ Aumenta a Resistência Física e Cardíaca;
∙ Ensina a Não Desistir nas Dificuldades;
∙ Aumenta a Autoestima e a Autoconfiança;
∙ Promove uma Vida Saudável;
∙ Queima Calorias;
∙ Fortalece Ossos e Musculatura Corporal;
∙ Melhora a Frequência Cardíaca;
∙ Melhora a Coordenação Motora;
∙ Melhora a Flexibilidade;

∙ Aumenta o Equilíbrio;
∙ Melhora a Respiração;
∙ Dá Consciência Nutricional;
∙ Constrói Relações Sociais;
∙ Alivia o stresse;
∙ Melhora a Postura;
∙ Dá Musicalidade;
∙ Dá Noções de Espaço;
∙ Dá Noções de Tempo;
∙ Aumenta o Bem-estar Físico e Mental;
∙ Melhora a Qualidade de Vida.

Manual da Bailarina

Centro de interpretação da casa e cultura Gandaresa

No Seixo, numa Casa Gandaresa adquirida e reabilitada pela Associação Cultural e Recreativa em parceria direta com a Junta de Freguesia do Seixo (sendo a casa pertença da autarquia), funciona o Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa.

Não é um Museu, é um espaço vivo que ocupa o património que é a casa gandaresa (vários os estudos desenvolvidos que sublinham a importância de abordar a Casa Gandaresa não apenas como um elemento arquitetónico, mas como um pilar da cultura gandaresa) preservando o património que nos foi legado e dando-lhe vida cultura

É um património vivo do território e da comunidade que merece ser visitado. Num tempo em que a sustentabilidade ambiental, social e cultural são fatores críticos para a sociedade, o Centro é uma oportunidade para conhecer, vivenciar a participar em diversas iniciativas associadas ao turismo cultural, patrimonial e de experiencias , ancorado na preservação da identidade cultural, no património e na Casa Gandaresa em particular, que constitui um testemunho vivo da história, cultura e identidade da região da Gândara com potencial para gerar benefícios culturais, sociais e económicos para a comunidade.

É uma casa Da Comunidade e para a Comunidade pois era um sonho de décadas que a Comunidade concretizou. A ACR Seixo e a Junta de Freguesia, e tantas outras entidades e pessoas que abraçaram esta causa não ficaram apenas a “olhar e a falar sobre este imenso património que temos”. Não. Puseram mãos à obra, ultrapassaram muitas dificuldades e obstáculos, mas com” engenho e arte” como bons gandareses, adquiriram, reconstruiram fielmente e tem hoje aberta uma casa gandaresa, transformada em Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa.

Esta é a âncora que permite à ACRSM reforçar a sua intervenção nas áreas da cultura e do património, constituindo a inspiração, o motivo e o local de realização de múltiplas atividades de animação, sendo neste momento um verdadeiro polo cultural da região. 

É um centro vivo, onde, para alem das visitas, podem ser realizadas diversas atividades de animação cultural, de oficinas de saberes, de exposições temáticas, de vivências comunitárias diversas.

A casa agora é o lugar de todos, é o centro das nossas atividades culturais, um bem indiscutível. Temos de a preservar, de a fazer evoluir, de lhe dar cada vez mais vida, por uma causa maior: O Amor ao Património.  Visite-nos – à semana por marcação e ao domingo a casa está sempre aberta

Estoirabikes

Participam em diversas provas  de ciclismo e BTT na região e fora dela e organizam o Grande Prémio de Ciclismo do Seixo, integrado  nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo,  iniciativa que  conta com a participação de mais de 100 atletas , uma prova muito procurada pelo seu percurso e pelos prémios atribuídos 

Para alem disso praticam ciclismo várias vezes por semana em treinos e organizações especificas como a Nacional 2, subida ao Caramulo; idas a Fátima; Caminhos de Santiago etc

Rancho Folclórico Flores Vivas do Seixo

A seção de folclore tem mais de 50 anos de atividade. Começou a sua atividade com um grupo de Jovens que se divertia cantando e dançando músicas populares e/ou folclóricas. Tinham por nome “ Rancho Folclórico Flores Vivas do Seixo”. 

Aquando da formação da Associação, decidiram integrar a mesma e dar corpo a uma nova Seção, inicialmente só na vertente Folclórica e pouco tempo depois também na Etnográfica, passando assim a designar-se por Grupo Folclórico e Etnográfico Flores Vivas do Seixo de Mira – Seção de Folclore e Etnografia da ACRSM.

Para alem do folclores , levou a efeito um aturado trabalho de recolhas etnográficas na área da Freguesia. Trabalho aturado, de longa duração. Deste surgem trajes, cantigas, modas de dançar, maneira de o fazer, utensílios agrícolas em desuso, instrumentos musicais.

A seção de Folclore organizou no Seixo diversos festivais de folclore, levou o nome do Seixo por Portugal fora e também a França, Espanha e Suíça, recriou tradições, fez recolhas, teve Escola de Música para as crianças e jovens e renasceu das cinzas recentemente acreditando que vale a pena apostar na etnografia e no Folclore.

Nos últimos anos, para alem das atuações do Rancho em diversos festivais de folclore do país, na animação balnear na Praia de Mira, em quintas e estabelecimentos hoteleiros, mostrando as nossas tradições a estrangeiros , tem participado ativamente em importantes recriações feitas na casa gandaresa e que foram fundamentais por exemplo para o livro “Cozinha Gandaresa” (em que todos os pratos apresentados forma recriados, confecionados e filmados na cozinha gandaresa do CIICG) ou para o Documentário “Gandara- Memórias das Areias”

Futebol

A Seção de Futebol nasce do sonho de um grupo de amigos que decide construir um campo de futebol, realizado em saibro, e na formação de uma equipa de futebol de 11, por volta do final da década dos anos 70.

A nossa seção conta com várias participações nas competições distritais da AF Coimbra em futebol 11, nos escalões de seniores e de formação, tendo sido Campeão Distrital da II Divisão – Série, da AF Coimbra, no escalão de juniores, em 1992/1993. Contamos ainda com uma passagem a nível distrital na AF Coimbra pela modalidade de futsal.

Participamos igualmente em competições organizadas pela INATEL ao nível de futebol 11 e de futsal, tendo sido Campeão Distrital de Coimbra em futebol 11 em 2015/2016.

De momento, a Secção de futebol da ACR Seixo é organizada em vários escalões, a equipa principal de seniores, a competir na 1ª Divisão Distrital da AF Coimbra, as nossas escolinhas de formação com meninos(as) entre os 4 e 9 anos, estando a participar em convívio lúdicos de traquinas da AF Coimbra, e por fim a nossa equipa de veteranos, a fazer encontros amigáveis com equipas do escalão.

A Seção de futebol tem na sua gestão o nosso Campo do Fojo, recentemente renovado com o seu novo relvado sintético, e estando constantemente em evolução em termos de condições e equipamentos.

Para além da vertente desportiva, a Seção de Futebol tem na sua organização a gestão das suas redes sociais – Facebook, Instagram, TikTok e Youtube, com realização das transmissões em direto dos jogos da equipa de seniores e o do nosso mais recente projeto o podcast “Há bola no Fojo”, que consiste em entrevistas a convidados ligados à história ao clube onde se fala de futebol e do momento atual do clube.

A nossa missão é promover o desporto, ensinando futebol e transmitindo valores de ética, desportivismo, entreajuda e espírito de grupo, incutindo o “bairrismo” da nossa terra no “amor à camisola” e da mística do clube.

Somos orgulhosamente do Seixo.

Um por todos e todos por um… Somos SEIXO!

Seixo Basket

A seção de Seixobasket iniciou as suas atividades em 6 de outubro de 2021, com cerca de 6 atletas, sendo a primeira oferta de sensibilização /formação em Minibasket no Concelho de Mira

Com o passar do tempo e dinamização da valência conseguimos conquistar cada vez mais jovens atletas, tendo na última época 2023/24 cerca de 40 crianças inscritas, com idade entre os 5 e os 12 anos.

O Seixobasket, além dos treinos regulares, participa em convívios, organiza jogos treinos e anualmente o Torneio Anual, onde participaram cerca de 300 atletas na ultima edição.

A época 2023/24, foi um sucesso enorme, e a alegria dos nossos minis dá-nos a coragem e força para continuar esta magnífica aventura

Running

A nova seção de Running tem participado em diversas provas na região e inclusive ganho algumas delas , numa demostração que a seção está com muita dinâmica e totalmente aberta a quem se quiser juntar para praticar desporto associado ao atletismo , nas diversas provas de  trail .

Está filiada na A.D.A.C. – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra que é a entidade que superintende a modalidade do atletismo no Distrito.

Organiza, com a ACR Seixo, o Trail Terras da Gândara  que ocorre normalmente em Maio – um trail que tem registado uma extraordinária participação – cerca de 1000 atletas – e que é reconhecido pela boa organização, pelos bonitos trilhos, animação e ser um trail com objetivos ambientais e solidários, cujas receitas revertem para a CERCI-MIRA

Teatro

Por pesquisas efectuadas, sabe-se da existência de Grupos de Teatro no Seixo desde 1887. Começou por ser representado nas estrumeiras, pátios e celeiros das casas gandarezas, passando por garagens e mais tarde na casa da Juventude, sendo que aí houve alturas em que existiam 2 grupos em actividade simultânea ensaiando e apresentando peças teatrais distintas: o grupo da Acção Católica Rural (ACR) e o grupo dos Pisadores da Calçada.

Em 1980 o teatro passa a fazer parte integrante da Associação Cultural e Recreativa do Seixo conjuntamente com o Folclore (Rancho Flores Vivas do Seixo) e com o Futebol.

Com a Construção do Novo Salão Paroquial o grupo foi crescendo em quantidade e qualidade mantendo as tradições e dinâmica, com a encenação de pelo menos uma peça anual para levar à cena na altura do natal ano novo e reis, contemplando áreas como: a comédia, drama, recitais de poesia, monólogos, revista e até operetas.

Este crescimento permitiu alargar as fronteiras do Seixo, por enquanto ao resto do País, com a participação em ciclos e festivais de teatro, bem como com a reconstituição de feiras medievais desde há já 16 anos, os mesmos da 1ª Feira Medieval da Sé Velha de Coimbra em que temos colaborado em todas as edições.

Sendo um grupo amador, só à custa do esforço colectivo se tem conseguido levar o nome do Seixo do Norte ao sul do Pais e quem sabe daqui a uns tempos ao estrangeiro também… A história é construída no presente, bem-haja a todos os que participam as portas estão sempre abertas a quem queira ajudar e colaborar